Análise e avaliação do equity-premium puzzle no mercado acionário brasileiro usando função de utilidade recursiva
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.965Keywords:
Informação e eficiência de mercado. Prêmio de risco. Estrutura acionária.Abstract
O Equity-Premium Puzzle (EPP) tem sido muito estudado desde a publicação do trabalho de Mehra e Prescott (1985), em que o valor do prêmio de risco no mercado acionário Norte-Americano não pode ser verificado no contexto dos paradigmas de economia e finanças conhecidos. Posteriormente, Weil (1989) usou uma função de utilidade recursiva do tipo Kreps-Porteus, não melhorando os resultados, contudo, chamou a atenção para o que passou a ser conhecido como Risk-Free-Rate Puzzle (RFRP). O presente trabalho aplicou o modelo de Weil aos dados do mercado brasileiro no período 1990 – 2005, com o objetivo de fazer uma nova avaliação do EPP para o caso brasileiro usando função de utilidade recursiva. Ao contrário do caso norte-americano, os resultados encontrados foram satisfatórios, ficando constatado que nesse período o modelo que melhor se ajustou ao caso brasileiro foi aquele com utilidade recursiva e processo de dotação Markoviana.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .