DOMÍNIO DE MERCADO DE CLIENTES: GERENCIANDO RELACIONAMENTOS COM COMPRADORES, INTERMEDIÁRIOS E CONSUMIDORES

Autores

  • Cindy Johanna Ibarra González UFSC
  • Cláudia Regina Ziliotto Bomfá
  • Cláudia Regina Ziliotto Bomfá
  • Olga Regina Cardoso
  • Olga Regina Cardoso
  • Jane Iara Pereira Da Costa
  • Jane Iara Pereira Da Costa

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i3.67

Resumo

O presente artigo apresenta a questão do domínio de mercado de clientes, sendo abordada a conceituação dos subgrupos deste domínio: compradores diretos, intermediários e consumidores finais. Em seguida, realizada-se uma explanação da segmentação destes subgrupos, e finalmente, analisa-se a unidade da tomada de decisões (DMU) e mencionam-se as estratégias de aquisição e retenção de clientes, mediante alguns estudos de caso que ilustram as situações mencionadas. Concluise que, com a ampliação do papel dos clientes nos relacionamentos, os fornecedores ou provedores de serviços têm se preparado para servi-los e atender suas necessidades na troca pelo valor (lucrativo), em forma de dinheiro e negócios repetidos, permitindo o benefício mútuo no relacionamento. Palavras-chave: Marketing de relacionamento. Domínio de mercado de clientes. Segmentação de mercado.

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Publicado

05-07-2008

Como Citar

González, C. J. I., Ziliotto Bomfá, C. R., Ziliotto Bomfá, C. R., Cardoso, O. R., Cardoso, O. R., Da Costa, J. I. P., & Da Costa, J. I. P. (2008). DOMÍNIO DE MERCADO DE CLIENTES: GERENCIANDO RELACIONAMENTOS COM COMPRADORES, INTERMEDIÁRIOS E CONSUMIDORES. Revista Produção Online, 7(3). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i3.67

Edição

Seção

Artigos