<b>mtm como ferramenta para redução de custos - O taylorismo aplicado com sucesso nas empresas de hoje </b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v2i2.606Abstract
Hoje é comum buscar soluções diversas para alcançar uma maior produtividade e diminuição de custos. Um fator inelástico e de baixa oferta é o tempo. Quando o foco de diminuição de custos se dirige à economia de tempo, somos obrigados a rever os estudos de Taylor e seus seguidores.
Atualmente há muitas empresas no mundo que utilizam o MTM (Methods-Time Measurement), um sistema de tempos pré-determinados desenvolvido por Maynard, Schwab e Stergemerten em 1948, que tem por base os estudos e princípios de Taylor descritos na Administração Científica. A experiência dessas empresas é de sucesso em produtividade, com efetiva diminuição de custos.
O objetivo desse artigo é fazer uma breve revisão histórica dos estudos que levaram à formação do MTM, como também as suas atuais aplicações na indústria, especialmente no que diz respeito à redução de custos de produção. É um sistema que deve ser encarado, portanto, como diferencial competitivo para a empresa, sendo a sua aplicação uma decisão estratégica.
Este artigo é o primeiro dentro de uma série que será produzida pelo grupo de trabalho que atua no NMQ – Núcleo de Manufatura e Gestão da Qualidade, um grupo de pesquisadores dentro da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp que atuam com temas atuais em gestão da produção e manufatura.
Palavras chaves: MTM (Methods-Time Measurement), taylorismo, produtividade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .