<b>Estudo de Caso Sobre o Perfil das Estruturas de Capital e Rentabilidade de Indústrias Brasileiras</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v3i4.572Abstract
Este trabalho apresenta uma análise do perfil de endividamento e da rentabilidade por subsetores da indústria brasileira, buscando verificar se existe uma relação entre esses índices. Foi realizada uma análise de regressão linear com dados desses dois indicadores, utilizando informações financeiras para a indústria, com 78 sub-setores, divulgados pelo "Balanço Anual da Gazeta Mercantil, julho de 2002 – ano XXVI – n. 26”. Os resultados apontam na direção de uma relação inversa entre a rentabilidade e o nível de endividamento das empresas, com um nível de confiaça superior a 95%. A análise de regressão revelou também que não existe relação entre o tamanho da empresa e o nível de endividamento, contrariando a idéia de que empresas maiores por terem maior facilidade de acesso ao crédito tenderiam a se endividar mais. Finalmente, em função dos dados de rentabilidade e endividamento foram identificados os setores que teriam maior possibilidade de crescimento no curto prazo, em função da disponibilidade de captação de recursos desses setores.
Palavras chave: Estrutura de Capital, Alavancagem, Endividamento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .