Sistemas produto-serviço: referencial teórico e direções para futuras pesquisas

Autores

  • Miriam Borchardt UNISINOS
  • Miguel Afonso Sellitto UNISINOS
  • Giancarlo Medeiros Pereira UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i4.510

Palavras-chave:

product-service system, servitização, gestão de operações

Resumo

Neste artigo, caracterizado como teórico e exploratório, assume-se uma perspectiva crítica de análise sobre o tema product-service system (PSS – Sistemas Produto-Serviço). O PSS é um sistema integrado de bens e serviços que visa oferecer soluções completas e integradas a consumidores de bens de base tecnológica. O objetivo deste trabalho é construir um marco referencial acerca dos elementos essenciais a serem considerados na concepção e gestão de um PSS, focalizando as diferentes abordagens verificadas na literatura. O PSS teve sua origem na sustentabilidade ambiental: a partir de um uso mais intensivo dos produtos, por meio de aluguel, compartilhamento ou multiuso, os recursos físicos teriam seu uso maximizado; tal abordagem tem como premissa a existência de um gerenciamento adequado desses bens físicos. Posteriormente, uma abordagem com foco na sustentabilidade econômica passou a ser considerada: a entrega de soluções no lugar de bens físicos gera relações de longo prazo com os consumidores e diversos parceiros. Foram identificadas, também, as categorias de PSS, os elementos a serem considerados no projeto de um PSS, as vantagens e os desafios decorrentes da aplicação do mesmo. Pretende-se que essa pesquisa teórica venha servir de base para posteriores estudos de casos exploratórios e um survey sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Borchardt, UNISINOS

Professora e pesquisadora do PPGEPS (Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas) - UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).

Miguel Afonso Sellitto, UNISINOS

Professor e pesquisador do PPGEPS (Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas) - UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).

Giancarlo Medeiros Pereira, UNISINOS

Professor e pesquisador do PPGEPS (Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas) - UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).

Publicado

26-08-2010

Como Citar

Borchardt, M., Sellitto, M. A., & Pereira, G. M. (2010). Sistemas produto-serviço: referencial teórico e direções para futuras pesquisas. Revista Produção Online, 10(4), 837–860. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i4.510

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.