Conjugação da curva de pareto com a matriz BCG para definição de estratégias de produto em duas unidades fast food

Autores

  • Sebastião Décio Coimbra de Souza Universidade Estadual Norte Fluminense
  • Pablo Escáfura Matos Lobo Universidade Candido Mendes
  • Carlos Henrique Poppe Manhães Carioca Engenharia

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i4.483

Palavras-chave:

fast food, análise estratégica, curva de pareto, matriz BCG

Resumo

O modelo de gestão e as estratégias de produtos compatíveis com o padrão de concorrência vigente em determinados mercados são fatores que afetam o desempenho competitivo da empresa, especialmente, em negócios de alta rivalidade. Este é o caso do segmento de fast food, o qual tem apresentado elevado crescimento devido ao acelerado ritmo de vida urbano e aos novos padrões de consumo. Nesse sentido, visando contribuir para uma visão integrada entre o processo de gestão de negócios e a análise estratégica de produtos, no presente trabalho apresenta-se a comparação e analise das características do negócio e a relação produto x mercado em duas unidades de negócio de redes fast food no Brasil, com ênfase na gestão interna das operações e nas estratégias dos produtos principais. A metodologia adotada consistiu na conjugação dos métodos de classificação ABC de gestão de operações com a matriz BCG para análise estratégica. Os resultados obtidos possibilitaram a identificação de pontos críticos na gestão do negócio e nas estratégias adotadas para os produtos considerados de cada caso. Pode-se concluir que a proposta de conjugação dos métodos se mostrou eficaz na análise das estratégias dos produtos e se revela promissora para o aprofundamento da pesquisa e para futuras aplicações em outros tipos de negócio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Décio Coimbra de Souza, Universidade Estadual Norte Fluminense

Doutor em Engenharia de Produção

Centro de Ciência e Tecnologia

Laboratório de Engenharia de Produção

Pablo Escáfura Matos Lobo, Universidade Candido Mendes

Engenheiro de Produção

Universidade Candido Mendes

Carlos Henrique Poppe Manhães, Carioca Engenharia

Engenheiro de Produção

Publicado

21-11-2010

Como Citar

Souza, S. D. C. de, Lobo, P. E. M., & Manhães, C. H. P. (2010). Conjugação da curva de pareto com a matriz BCG para definição de estratégias de produto em duas unidades fast food. Revista Produção Online, 10(4), 818–836. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i4.483

Edição

Seção

Artigos