Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de engenharia de produção
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i4.474Keywords:
Estratégias de Ensino, Habilidades, Currículo, Ensino, Aprendizagem, Processo, Avaliação.Abstract
Atualmente, observa-se uma demanda por engenheiros com perfil diferente dos formados nos anos 90. Antes, os mesmos exerciam uma função mais tecnicista, o que dominava os currículos daquela época. Agora, é necessário que os mesmos possuam não somente o conhecimento técnico, mas também possuam outras habilidades e capacidade de análise crítica sobre projetos e situações. Assim, os professores necessitam desenvolver, além da capacidade técnica, estas habilidades nos alunos. O presente artigo apresenta uma análise das estratégias de ensino adotadas pelos professores do ciclo profissional do curso de engenharia de produção mecânica sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios (cognitivo, psicomotor, afetivo e social) e descreve uma pesquisa realizada junto aos alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará, com o intuito de avaliar o perfil de aprendizagem dos mesmos, confrontado com o desempenho médio no curso. Para tanto, serão identificadas as estratégias de ensino que são mais eficientes para o aprendizado do corpo discente. Por último, foram experimentadas algumas metodologias baseadas em pesquisa de campo e em trabalhos grupais. Observou-se que estas metodologias inovadoras se mostraram eficientes para o processo de aprendizagem da turma analisada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .