Planejamento para o e-commerce em pequenas e médias empresas: uma abordagem via Dinâmica de Sistemas
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i4.383Keywords:
e-Commerce, Pequenas e Médias Empresas, Dinâmica de Sistemas.Abstract
Com a globalização da economia um dos fenômenos tecnológicos que despontou, apoiadopela Internet, foi o comércio eletrônico – e-commerce. Essa nova maneira de comercializar
também foi adotada pelas pequenas e médias empresas, que aí encontraram uma poderosa
ferramenta para aumentar seu faturamento, mas que esconde algumas armadilhas. Este
artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma pequena empresa nacional,
representante de matérias primas da cadeia de suprimentos do setor químico, estabelecida há
30 anos no mercado. Esta empresa decidiu experimentar o e-commerce como um novo canal
de distribuição de um produto inovador para o mercado doméstico/institucional. Os fatores
críticos de sucesso para o e-commerce em pequenas empresas foram considerados, bem
como o relacionamento dinâmico existente entre eles. Do estudo ficou evidenciada a
importância de considerar essa decisão de aderir ao e-commerce de modo alinhado à
estratégia competitiva do negócio e apoiado em adequado planejamento para a implantação.
Abordou-se o problema segundo o enfoque da Dinâmica de Sistemas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .