Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul

Autores

  • Verner Luis Antoni UPF - Univesidade de Passo Fundo
  • Cláudio Damacena UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Roberto Luis Frumi UPF - Univesidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i4.382

Palavras-chave:

Orientação para mercado, Sicredi, Sistema cooperativo.

Resumo

Estudos desenvolvidos em diferentes culturas e organizações apontam uma forte relação
entre orientação para o mercado e desempenho organizacional. Partindo desse pressuposto,
o artigo descreve como ocorre a orientação para o mercado numa organização de serviços
que tem com premissa básica uma visão sistêmica de organização sustentada por uma
filosofia associativa, o Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi. A partir de uma abordagem
qualitativa e quantitativa, foram verificadas as percepções nos diferentes níveis funcionais e
as barreiras para orientação ao mercado na organização. A análise dos dados permitiu
identificar que o sistema está focado  em responder ao mercado, gerando e disseminando
pouca inteligência de mercado. As análises bivariada e multivariada (regressão logística)
dos dados permitiram identificar que nos diversos níveis hierárquicos ocorrem percepções
diferenciadas sobre o grau de orientação para o mercado e as barreiras para sua efetivação,
bem como foram identificadas as variáveis  que mais contribuem para uma alta ou baixa
orientação para o mercado nos diversos níveis hierárquicos. Dentre as barreiras
identificadas observa-se um “esquecimento do mercado”  e uma “baixa disseminação da
inteligência do mercado”.

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Publicado

10-07-2005

Como Citar

Antoni, V. L., Damacena, C., & Frumi, R. L. (2005). Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul. Revista Produção Online, 5(4). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i4.382

Edição

Seção

Artigos