Métodos estatísticos aplicados à avaliação da qualidade da matéria-prima e classificação dos fornecedores de uma indústria de laticínios
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i1.372Keywords:
Indústria de laticínios, matéria-prima, especificações físico-químicas, avaliação da qualidade, índice de classificaçãoAbstract
A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a qualidade da matéria-prima com base em especificações físico-químicas e classificar os fornecedores de leite de uma indústria de laticínios. Para desenvolver os procedimentos de análise dos dados foram utilizadas as seguintes técnicas estatísticas: gráficos de controle para atributos, utilizados através da construção de gráficos de controle para fração de não-conformes considerando as especificações das variáveis; e análise fatorial, utilizada para a construção do índice para classificação dos fornecedores. O estudo se desenvolveu em três etapas. Na primeira etapa, analisou-se a qualidade do leite com base na determinação da acidez. Na segunda etapa, foi desenvolvida análise da qualidade da matéria-prima utilizando somente os lotes com medidas adequadas de acidez e considerando as demais variáveis físico-químicas. Por fim, na terceira etapa, foi construído um índice bidimensional para a classificação dos fornecedores. Os resultados obtidos mostraram que é necessária uma política de relacionamento com os fornecedores com a finalidade de reduzir os problemas de acidez elevada e as fraudes por adição de água na matéria-prima fornecida. Além disso, com a construção do índice de classificação foi possível desenvolver um rankeamento dos fornecedores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .