A importância de um escritório de gerenciamento de projetos em uma organização
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.3586Keywords:
Escritório de gerenciamento de projetos. Gerenciamento de projetos. PMO.Abstract
As empresas encontram-se em constante transformação e necessitam a todo momento de inovação para conseguirem atender, de forma eficaz e eficiente, as demandas que surgem nas rotinas do seu dia a dia. Assim, a forma básica de controle para qualquer mudança que irá ocorrer dentro de uma organização, inicia-se através de um projeto. Entretanto, para que um projeto alcance o objetivo proposto é necessário que exista um gerenciamento para cada uma das fases que o compõe: iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e encerramento. Desta forma, este artigo irá apresentar como um escritório de gerenciamento de projetos (Project Management Office – PMO) unificado pode ser importante para uma organização. Será realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema abordado e em seguida, um estudo em uma mineradora para verificar como é o gerenciamento de projetos e o funcionamento dos escritórios de gerenciamento de projetos nesta organização. Após a realização do estudo foi possível concluir que o escritório de projetos é uma forma não só de unificar a gestão, mas também de aprimorar os resultados e melhorar de forma continuada os processos envolvidos.
Downloads
References
ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho cientifico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
ANSELMO, J.L. Escritório de gerenciamento de projetos: um estudo de caso. 2002. Monografia. Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.
CARNEIRO, Paulo C. P. Acesso à justiça: juizados especiais cíveis e ação civil pública: uma nova sistematização da teoria geral do processo. Rio de Janeiro, Forense, 2000.
CARVALHO, M. QFD: uma ferramenta de tomada de decisão em projeto. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1997.
CARVALHO, H. G. e HINÇA, A, Escritório de Projetos como Ferramenta de Gestão do Conhecimento. 2004. 15f. Dissertação de mestrado – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2004.
CRAWFORD, L. O escritório do projeto estratégico. Nova Iorque: Marcel Dekker, 2002.
DINSMORE, Paul C.; CAVALIREI, Adriane. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro-base de preparação para certificação PMP – Project Management Professional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
DINSMORE, P. C. Transformando estratégias empresariais em resultados através da gerência por projetos. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2003.
Gestão de Projetos: o que é e tudo sobre como gerenciar projetos. Artia, 2019. Disponível em https://artia.com/blog/gestao-de-projetos-o-que-e-para-que-serve/. Acesso em: 12 mar. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HELDMAN, K. Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. 3. ed. (Revisada e Atualizada). Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
JUSTO, A. S. O que é um projeto? Entenda sua definição e utilidade. 2018. Disponível em EUAX: https://www.euax.com.br/2018/08/o-que-e-um-projeto/. Acesso em: 06 mar. 2019.
KENDALL, G. I.; ROLLINS, S. C., Projeto Avançado - Gestão de Portfólio e o ROI do PMO Multiplicando na velocidade de dobra. Boca Raton: J. Ross Publishing, 2003.
KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2002.
KERZNER, H. Strategic Planning for a Project Office. Project Management Journal, v. 34, n. 2, p.13- 25, 2003.
LEITE, F. T. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa: monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2008.
MONTES, E. O que é Gerenciamento de Projetos?.2018. Disponível em Escritório de Projetos: https://escritoriodeprojetos.com.br/o-que-e-gerenciamento-de-projetos. Acesso em: 06 de mar. 2019.
MORESI, E. Metodologia de Pesquisa. Universidade Católica de Brasília, 2003.
MPCM. Maturidade em Gerenciamento de Projetos – Brasil. Pesquisa Archibald & Prado – Relatório Pesquisa 2017: “Empresas Particulares” Indicadores. Disponível em http://www.maturityresearch.com/novosite/2017/download/RelatorioMaturidade-2017-EmpresasParticulares-Parte-A-Indicadores-V2.pdf. Acesso em: 12 de mar. 2019.
PATAH, L. Alinhamento estratégico de estrutura organizacional de projetos: uma análise de múltiplos casos. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK ®: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos: 3. ed. Pennsylvania. PMI, 2004.
PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, 6. ed. Pennsylvania: PMI, 2017.
PRADO, D. Gerenciamento de Projetos nas Organizações. Belo Horizonte: Desenvolvimento Comercial, 2000.
ROCHA, E.N. Implantação de PMO como Necessidade. Disponível em: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1122. Acesso em: 31 jan. 2019.
VARGAS, R. V. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 6. ed., Rio de Janeiro: Brasport, 2005.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .