Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i3.354Keywords:
inovação, exportações de papel de imprimir e escrever, cadeia de valor.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar comparativamente as estratégias de inovação dasprincipais empresas exportadoras mundiais e brasileiras de papel de imprimir e
escrever. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com os principais agentes
econômicos envolvidos com a exportação desse produto no Brasil. A partir da
análise da cadeia de valor, com enfoque para essa inovação , observou-se que as
empresas brasileiras, apesar de terem vantagens competitivas na etapa de recursos
florestais (domínio da matéria-prima, inovação e integração na silvicultura),
produzem produtos com baixo valor agregado. A maioria das empresas pesquisadas
busca agregar mais valor ao produto, porém, poucas investem em pesquisa e
desenvolvimento de novos produtos. Além disso, em virtude de a indústria brasileira
exportar seus produtos de forma indireta, ou seja, por meio de agentes de
distribuição no exterior e tradings, perde o contato com o cliente final, uma
importante peça no processo de inovação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .