VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i2.350Keywords:
Precificação. Valor para o consumidor. Instituição de ensino superior privada.Abstract
Instituições de ensino superior privadas precisam avaliar os fatores críticos considerados pelosacadêmicos no momento da escolha da instituição, bem como monitorar as variáveis
estratégicas determinantes no processo de satisfação dos consumidores. Assim, o artigo
identifica as variáveis determinantes da precificação baseada no valor entregue ao consumidor
em instituições de ensino superior privadas. Para tanto, realizou -se um estudo descritivo, por
meio de uma pesquisa em três instituições de ensino superior privadas. Para a coleta dos
dados utilizou-se um questionário fechado, a fim de identificar os fatores determinantes da
precificação fundamentada no valor para o consumidor, segundo o modelo de Philip Kotler.
Os resultados da pesquisa mostram que as principais variáveis de valor total para o
consumidor são a qualificação do corpo docente, qualidade do curso, retorno dos
investimentos e adequação dos recursos físicos. Entre as variáveis de custo total para o
consumidor foram apontados os horários de aulas, o tempo e custo com deslocamento, valor
da mensalidade, as atividades complementares e a carga horária do curso.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .