Modelo de difusão de bass adaptado à penetração de mercado de e-commerce com foco no posicionamento orgânico de buscadores

Autores

  • Alexandre Hering de Queiroz Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-8874-7659
  • Álvaro Guilhermo Rojas Lezana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Uriona Maldonado Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i2.3274

Palavras-chave:

Dinâmica de Sistemas. Difusão de Bass. E-commerce. Buscadores. Cenários.

Resumo

O presente artigo trata da problemática da elaboração de cenários para o crescimento de vendas de novos e-commerces. Está focado especificamente no processo de difusão que ocorre no canal de vendas orgânico dos buscadores, como o Google. O estudo aponta as similaridades da difusão orgânica dos buscadores com os princípios que regem o modelo de difusão de Bass. Através da metodologia e ferramentas da Dinâmica de Sistemas, propõe alterações no Modelo de Bass visando este novo uso.  Com objetivo de avaliar a aplicabilidade, também aborda um estudo de caso de e-commerce de semijoias. Os resultados mais importantes deste trabalho são: (1) apresentação de modelo funcional de difusão para canal orgânico de e-commerce com informações de entrada de simples obtenção e (2) apresentação da aplicabilidade do modelo e aderência dos resultados à realidade de e-commerce de semijoias. Sua conclusão aponta para a viabilidade de construção de um modelo amplo de simulação de e-commerce que permita, de forma dinâmica, o apoio a concretização de novos empreendimentos

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Biografia do Autor

Alexandre Hering de Queiroz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia de Produção no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção - UFSC lotado no Laboratório de Empreendedorismo e Inovação/EPS/UFSC

Mestre em Engenharia de Produção PPGEP/UFSC

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica - UFSC

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Publicado

15-06-2019

Como Citar

Queiroz, A. H. de, Lezana, Álvaro G. R., & Maldonado, M. U. (2019). Modelo de difusão de bass adaptado à penetração de mercado de e-commerce com foco no posicionamento orgânico de buscadores. Revista Produção Online, 19(2), 570–596. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i2.3274

Edição

Seção

Artigos