GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM MERCADOS BUSINESS-TO-BUSINESS
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i1.324Keywords:
gestão do relacionamento com o cliente, business-to-business.Abstract
Este artigo trata da aplicação do conceito de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM)no segmento business-to-business.O conceito representa o desafio de enxergar cada cliente
como se fosse o seu próprio mercado. No segmento business-to-business a transação de valor
econômico é alta e a perda de um único cliente pode resultar em impacto significativamente
negativo para as receitas. Isto demanda um investimento ainda maior em construir e manter
um relacionamento com os clientes. O objetivo deste artigo é indicar aspectos críticos na
implementação do CRM relacionados à estratégia da empresa e à estrutura de CRM. O artigo
descreve uma experiência com a automação da força de vendas (SFA), que é uma das
dimensões tecnológicas do CRM. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso em
uma empresa global de engenharia eletroeletrônica. Neste artigo primeiramente são
introduzidos os conceitos de CRM e SFA e então são discutidos aspectos da implementação
do CRM no segmento business-to-business. As conclusões nos permitem perceber que a
estrutura de CRM provê maior produtividade à área de Vendas e transfere o controle da
gestão do relacionamento com o cliente do vendedor para a empresa e que tais resultados são
apoiados em ações estratégicas sistematicamente conduzidas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .