IDENTIFICAÇÃO DE FATORES COMPETITIVOS NO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO ERVA-MATE
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v4i3.318Keywords:
Erva-mate, projeto do produto, agronegócio.Abstract
Este trabalho teve como objetivo o estudo do produto erva-mate para chimarrão tendo como referência teórica o projeto de produto. Para tanto, esta pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados a matriz estrutural prospectiva. Assim, montou-se um sistema que continha quarenta variáveis e construiu-se uma matriz quadrática 40X40 que foi preenchida pelo pesquisador através de entrevistas. De posse das matrizes preenchidas criou-se uma matriz com a moda das respostas dos entrevistados, que passou por um processo (desenvolvido por um software de multiplicação matricial que estabilizou e hierarquizou as variáveis do sistema) destacando as mais motrizes (que mais influenciaram o sistema) e as mais dependentes (que mais foram influenciadas); ademais o programa plotou as variáveis num gráfico segmentado em cinco seções. Com base nessa classificação foram selecionadas as variáveis que estavam na seção I (mais motrizes) e seção III ( mais dependentes) do gráfico. De posse dessas variáveis elaborou-se as considerações finais. As variáveis estilo de vida, idade, Portarias 302, Portaria 303, Portaria 519 e Cultura foram as variáveis que mais influenciaram o sistema. Com relação as variáveis mais dependentes figuram as seguintes: embalagem, diferenciação, blend, sabor, que estão envolvidas com o composto de marketing. Assim, as variáveis estudadas podem ser estímulo para um estudo mais aprofundado, objetivando melhorar o desempenho do agronegócio da erva-mate, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias que viabilizem o seu consumo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .