Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i2.308Keywords:
Tecnologia VoIP, Empresas de Telecomunicação, Forças Competitivas, Estratégia Organizacional, Posicionamento EstratégicoAbstract
O presente artigo analisa a influência da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) nas posições estratégicas, sob a perspectiva da CTBC, utilizando-se da tipologia de Porter. A análise dos dados demonstra que os clientes adquiriram maior poder de barganha, quando se soma a tecnologia VoIP ao surgimento de novos concorrentes do setor de provedores de conteúdos, impulsionando a empresa a realizar alianças com esses provedores. Foi identificado, também, o surgimento de produtos substitutos oferecidos por concorrentes que adquirem a tecnologia de banda larga da própria empresa. Entretanto, esses produtos não interferem significativamente na rentabilidade da empresa, atualmente. Uma última análise aponta que, para clientes residenciais, a tecnologia impactou diretamente na rentabilidade da empresa na telefonia fixa, tendo como principal fator, o aumento das vendas de acesso à Internet por banda larga e o conseqüente aumento da utilização do VoIP por meios não pagos. Pôde-se identificar, com bom grau de clareza, que a tecnologia VoIP para a CTBC é uma questão de sobrevivência futura, possuindo potencialidades para rentabilidade em médio e longo prazos, não representando, porém, diferencial estratégico imediato.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .