Aplicação de projeto de experimentos para melhorias nos parâmetros de processo de injeção de duas peças produzidas

Autores

  • Ana Maria Nunes dos Santos Universidade FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA DE Produção
  • Ariane Ferreira Porto Rosa Universidade FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA DE Produção
  • Rogério Royer Universidade FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA DE Produção
  • Gilson Simões Porciuncula Universidade FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA DE Produção

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i3.3010

Palavras-chave:

Processo de Injeção. Plástico ABS. Projeto de Experimentos.

Resumo

Com um grande número de concorrentes no mercado atual, as empresas precisam buscar por inovações que mantenham a qualidade do seu produto e diminuam o seu custo de produção. O avanço nos processos produtivos aumentou a utilização de materiais plásticos como matéria-prima, que apresentam um preço mais baixo do que materiais metálicos e ainda são resistentes a corrosão. A moldagem por injeção é um método muito utilizado na transformação de plásticos. Por apresentar muitas variáveis, esse tipo de produção precisa ser muito controlada para que as peças finais apresentem a qualidade desejada. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado para melhorias nos parâmetros de um processo de injeção de duas peças produzidas em plástico ABS em uma empresa fabricante de produtos médico hospitalares situada na cidade de Pelotas no RS. Na realização do estudo de caso foi elaborado um projeto de experimentos com quatro variáveis do processo de injeção e duas cotas críticas para a montagem do produto final de cada uma das peças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Nunes dos Santos, Universidade FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA DE Produção

Bacharel em Engenharia de Produção formada em 2017/1

Ariane Ferreira Porto Rosa, Universidade FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA DE Produção

Doutor em Automatique et Informatique Appliquées (Spécialité Génie Industriel Qualité), pela Université de Nantes (2005). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Realizou Pos-Doutorado na Ecole des Mines de Nantes (2006). Atuou como Professor pesquisador (Chargé de Recherche MINEFE) no Centre Microélectronique de Provence Provence Georges Charpak e Institut Henri Fayol da Ecole Nationale Supérieure des Mines de Saint-Etienne (2006 -2012). Atuou como Professor Convidado no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012-2013). Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas, no curso de Engenharia de Produção. Leciona disciplinas das seguintes áreas: Engenharia da Qualidade, Confiabilidade, Modelagem Matemática, Engenharia do Produto, Gestão da Inovação, Métodos Multivariados, Projetos de Experimentos. Atua em pesquisas na área de Engenharia da Qualidade, Desenvolvimento de Produto e Sistemas Produtivos: Métodos Estatisticos Avançados para o Controle da Produção; Modelagem Matematica linear e não linear; Analise de Séries Temporais; Econometria, Ferramentas Quantitativas no Lean Six Sigma, Ferramentas Quantitativas para o PDP, Sistema Toyota de Desenvolvimento de Produto.

Rogério Royer, Universidade FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA DE Produção

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Engenharia de Produção, atuando nos seguintes temas: Planejamento e Controle da Produção, Engenharia da Qualidade, Gestão de Operações e Processos. Atualmente atua como Professor Adjunto III no Curso de Engenharia de Produção do Centro de Engenharias (CENG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Gilson Simões Porciuncula, Universidade FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA DE Produção

É doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, possui mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC (2002), graduação em Engenharia Agrícola pela UFPEL - Universidade Federal de Pelotas (1999) e Curso de Técnico em Mecânica Indústrial pelo CEFET-RS - Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (1998). Atuou como professor no IST - Instituto Superior Tupy da SOCIESC - Sociedade Educacional de Santa Catarina, em Joinville - SC entre fevereiro e setembro de 2008 e como professor de estatistica na UFSC entre maio de 2006 e dezembro de 2007. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Análise e Projeto Mecânico. E tem seu tema de doutorado na área de Análise de Confiabilidade de Sistemas Automáticos. Atualmente atua como professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas no Centro de engenharias na Projeto de Sistema Hidráulicos e Pneumáticos e Confiabilidade de Sistemas.

Referências

BIANCHEZZI, V. Influência dos parâmetros de injeção na tensão residual e sua conseqüência no comportamento mecânico de componentes termoplásticos. 101p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.

CADORE, E. L.; PELLANDA, G. G.; LIMA, J. F. O.; ROKS, R.; CHAVES, I. A. Utilização do planejamento de experimentos como ferramenta de otimização de um processo produtivo de injeção de dispositivos médicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 35., 2015, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: ENEGEP.

CAVALHEIRO, A. Z. Influência dos parâmetros de moldagem na estrutura e propriedades de peças de paredes espessas e finas de polipropileno isostático injetadas em moldes-protótipo fabricados por vazamento de resina EPÓXI. 246 f. Florianópolis: Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

FERNANDES, A. C.; FERREIRA, A. M.; JUNKES, R.; MOLINARI, E.; LEITE,J. L.; BECKERT, S. F. Influência da “velocidade de injeção” e “tempo de recalque” nas características de peças injetadas em polipropileno. Caxias do Sul: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas. 2011.

GALDÁMEZ, E. V. C.; CARPINETTI, L. C. R. Uso de técnicas de experimentação para melhoria da qualidade de moldagem plástica. In: ENEGEP. Anais..., Salvador: ABEPRO, 2001. Disponível em: www.abepro.org.br/biblioteca acesso em: 13 de março de 2017.

GIL, A. C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas S.A., 2009.

GOODSHIP, V. Arburg-practical guide to injection moulding. Rapra Technology Limited, 2004.

MELO, A.; TEN CATEN, C. S.; SANT’ANNA, A. M. O. Otimização dos parâmetros de usinagem na manufatura do ferro fundido. Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.13, n. 1, p. 375-388, jan./mar. 2013. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1200

MELLO, C. H. P.; GUEDES, F. N.; NORONHA, V. J. M.; KAWASAKI, A. A.; ROCHA, T. E. S.; FERREIRA, J. R.; JÚNIOR, H. C. G. Análise da qualidade superficial e dimensional em peças produzidas por modelagem por deposição de material fundido (FDM). Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.10, n.3, p. 504-523, set. 2010. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.237

MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

PHADKE, S. Quality engeneering using robust design. AT&T. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1989.

TAGUCHI, G. System of Experimental Design.. American supplier Institute, Inc. Dearborn, Michigan, 1991. V. 1.

VIANA, D. J.; FARIA NETO, A. Otimização do processo de fundição sob pressão aplicando o método de Taguchi. Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.13, n. 4, p. 1435-1465, out./dez. 2013. DOI 10.14488/1676-1901.v13i4.1431 https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1431

Publicado

15-09-2018

Como Citar

dos Santos, A. M. N., Ferreira Porto Rosa, A., Royer, R., & Porciuncula, G. S. (2018). Aplicação de projeto de experimentos para melhorias nos parâmetros de processo de injeção de duas peças produzidas. Revista Produção Online, 18(3), 920–937. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i3.3010

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.