Aprendizagem ativa no ensino de engenharia de métodos: uma experiência no CEFET/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i3.2739

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa. Dinâmica de Grupo. Engenharia de Produção. Engenharia de Métodos. Cefet/RJ.

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e avaliar a experiência de aprendizagem ativa realizada na disciplina Engenharia de Métodos do curso de Engenharia de Produção do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). A dinâmica de grupo foi a estratégia adotada para o desenvolvimento de um método melhorado utilizando o tabuleiro e os pinos do jogo “Resta Um”. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com finalidade descritiva baseada em dados bibliográficos e na observação ativa, direta e sistemática da experiência com apoio de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Ela foi realizada em duas turmas durante o ano de 2015 com a participação de 57 alunos. A dinâmica combinou aspectos típicos dos jogos, simulações e da aprendizagem baseada em equipes. Ela foi considerada por eles plenamente satisfatória, tanto em termos da motivação gerada, como da sua importância para a disciplina e o curso, tendo sido sugerida a sua continuidade nas próximas turmas. A utilização de estratégias de aprendizagem ativa favorece o desenvolvimento de competências em sentido amplo que é, sem dúvida, o requisito por excelência do mercado de trabalho nos dias de hoje. 

 

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Biografia do Autor

Karina Fernandes Brum, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Aluna do curso de Engenharia de Produção do CEFET/RJ.

Paula Michelle Purcidonio, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE). Mestre em Engenharia de Produção e Especialista em Gestão Industrial com ênfase em Conhecimento e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente, é professora do CEFET/RJ, no Departamento de Engenharia de Produção e integrante do grupo de pesquisa Cooperação Tecnológica, Inovação e Desenvolvimento. Atua nas áreas de Engenharia de Produção e Administração, atuando nos seguintes temas: Governança da Sustentabilidade, Gestão de Processos, Práticas de Gestão do Conhecimento, Gestão da Qualidade e Engenharia de Métodos. 

Marta Lucia Azevedo Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ), possui Mestrado em Tecnologia (CEFET-RJ) e Graduação em Administração (EBAPE/FGV-RJ) com especialização em Marketing (EPGE/FGV-RJ). Docente do CEFET-RJ desde 2007, é líder do grupo de pesquisa Cooperação Tecnológica, Inovação e Desenvolvimento com atuação em vários projetos de pesquisa e colaboração na Universidade Aberta do Brasil (MEC/UAB/CAPES) e no Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PNQP/PROMINP). Foi docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ) de 2004 a 2005, da Escola de Negócios do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) de 2002 a 2007 e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica das Telecomunicações da Universidade Cândido Mendes (UCAM) em 2002. Trabalhou na EMBRATEL SA de 1980 a 2004, com ênfase nas funções de Consultoria (Inteligência Competitiva), Gerência (Pesquisa de Marketing)/Coordenação (Treinamento) e Planejamento/PCP e nas áreas de Marketing, Produção e Desenvolvimento de Pessoas. Atua nas áreas de engenharia de produção, economia industrial e administração principalmente nos seguintes temas: educação em engenharia; cooperação tecnológica, sistemas de inovação e desenvolvimento, políticas de formação e capacitação tecnológica; gestão da tecnologia; e gestão da inovação.

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Publicado

15-09-2017

Como Citar

Fernandes Brum, K., Purcidonio, P. M., & Azevedo Ferreira, M. L. (2017). Aprendizagem ativa no ensino de engenharia de métodos: uma experiência no CEFET/RJ. Revista Produção Online, 17(3), 956–973. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i3.2739

Edição

Seção

Artigos