Análise da qualidade superficial e dimensional em peças produzidas por modelagem por deposição de material fundido (FDM)
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.237Keywords:
prototipagem rápida, modelagem por deposição de material fundido, FDM, acabamento superficial, precisão dimensional.Abstract
A prototipagem rápida vem crescendo cada vez mais como uma opção na busca de redução do tempo e dos riscos no processo de desenvolvimento de produtos. Contudo, as peças produzidas por modelagem por deposição de material fundido (FDM) podem sofrer variações na rugosidade e precisão dimensional, dependendo de parâmetros como espessura do filete depositado, sentido da orientação da fabricação da peça, tipo de deposição de camada e geometria do corpo de prova. A literatura é rica em trabalhos dessa natureza a respeito de protótipos rápidos produzidos por outras tecnologias de prototipagem, mas o mesmo não acontece com o FDM. Portanto, a presente pesquisa busca analisar a qualidade superficial e dimensional de protótipos rápidos produzidos com a tecnologia de FDM, por meio de um projeto experimental. De acordo com os dados analisados, foi possível afirmar que algumas variáveis selecionadas como fator principal, ou a interação entre elas, tiveram efeito sobre a resposta rugosidade e nenhum efeito sobre a resposta precisão dimensional. Conclui-se que, na produção de protótipos onde o acabamento superficial for importante, cuidados devem ser tomados na especificação dos parâmetros da máquina, uma vez que a rugosidade da peça final prototipada vai depender fortemente da interação entre os mesmos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .