Métodos quantitativos para seleção de fornecedores sustentáveis: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Gilberto Miller Devós Ganga UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
  • Letícia Reis Rodrigues UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
  • Rui Tadashi Yoshino UTFPR
  • Luis Antonio de Santa-Eulalia

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2357

Palavras-chave:

Seleção de fornecedores verdes ou sustentáveis. Revisão sistemática da literatura. Análise de conteúdo. Análise de Correspondência.

Resumo

A temática ambiental e social, cada vez mais presente e atuante no cotidiano das operações das empresas, precisa ser tratada no contexto da seleção de fornecedores, pois a literatura acadêmica e profissional é carente nesta área, especialmente no que tange ao uso de métodos quantitativos e no tratamento de aspectos sociais. Para tanto, o objetivo deste artigo foi realizar uma revisão sistemática da literatura com um propósito descritivo-explicativo que permitisse coletar, identificar, selecionar e avaliar criticamente os métodos quantitativos utilizados na seleção de fornecedores sustentáveis do ponto de vista verde e social. Buscando ir além de uma revisão sistemática tradicional, este trabalho fez uso também de técnicas de análise de conteúdo via tag clouds e de análise de correspondência. As principais evidências encontradas na literatura sobre seleção de fornecedores verdes/sustentáveis foi o uso intensivo de técnicas combinadas e a ampla adoção da lógica fuzzy nas técnicas multicritério, programação matemática e inteligência artificial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Miller Devós Ganga, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

É Professor Adjunto no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Possui Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Seus atuais interesses de ensino, pesquisa e extensão estão voltados para a área de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, incluindo gestão do desempenho, lógica fuzzy, dentre outras ferramentas e metodologias.

Letícia Reis Rodrigues, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Cursando Mestrado em Engenharia de Produção na área de Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Franca (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Produção.

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Ganga, G. M. D., Rodrigues, L. R., Yoshino, R. T., & Santa-Eulalia, L. A. de. (2016). Métodos quantitativos para seleção de fornecedores sustentáveis: uma revisão sistemática da literatura. Revista Produção Online, 16(4), 1434–1457. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2357

Edição

Seção

Artigos