<b>Sistema setorial de inovação na indústria química de Alagoas</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i3.209Abstract
No atual cenário de competição, o desempenho dos sistemas de inovação está, em grande medida, associado à intensidade e à eficácia das interações entre os diferentes atores envolvidos na geração e difusão de novos conhecimentos e novas tecnologias. O objetivo deste trabalho é analisar as interações e as articulações tecnológicas entre empresas e demais organizações que compõem o sistema setorial de inovação na indústria química do Estado de Alagoas. Na construção do objetivo deste artigo, foi realizada uma pesquisa descritiva e censitária. A análise de dados foi realizada com o uso de técnicas estatísticas não-paramétricas: coeficiente de concordância W de Kendall para verificar a correlação entre as três dimensões existentes (Organizações, Tecnologias e Instituições) e o coeficiente de correlação Rho de Spearman em razão da relação linear. O estudo revela o quanto essa indústria apresenta interação positiva entre o desenvolvimento de tecnologias, as organizações que as desenvolvem e as instituições que regulam o uso da tecnologia, comprovando os elementos propostos na teoria. Como contribuição adicional, este artigo descreveu uma revisão e uma aplicação prática sobre o fenômeno da inovação e sua ligação com os sistemas setoriais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .