O Uso de Famílias de Circuitos e Rede Neural Artificial para Previsão de Demanda de Energia Elétrica
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v4i4.1856Keywords:
Previsão de carga, Rede neural artificial, Estimativa da curva de demanda.Abstract
A busca pela melhoria na qualidade da distribuição é uma constante nas empresas de energia. As metodologias atuais de supervisão das redes de distribuição utilizando geoprocessamento baseiam-se no cálculo de demanda dos transformadores através do uso de uma única curva de correlação kWh x kVA que emprega técnicas estatísticas. Este método é
denominado método indireto de previsão da carga, e dele decorrem todos os cálculos elétricos do circuito para aferir seu desempenho quanto à qualidade dos níveis de tensão, do carregamento dos equipamentos e condutores, do balanceamento da carga, bem como das perdas elétricas. Este artigo apresenta uma proposta de estudo das famílias de circuitos (residencial, comercial, industrial, rural, público e outros) utilizando informações sobre o consumo de energia através da aplicação de algoritmos de clustering e, posteriormente, da aplicação de uma Rede Neural Artificial (RNA) para a aproximação das curvas de demanda para as famílias identificadas. A RNA utilizada foi a Radial Basis Function (RBF), por ser um aproximador universal. São também apresentados no artigo testes comparativos realizados com o modelo de regressão linear simples e a RBF.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .