Identificação do risco lombar no trabalho de empacotamento manual de sacas de arroz

Autores

  • Silvana Trombim Chechetto Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC
  • Kristian Madeira Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC
  • Willians Cassiano Longen Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC http://orcid.org/0000-0001-8336-2311

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1780

Palavras-chave:

Lombalgia. Ergonomia. Distúrbios Osteomusculares. NIOSH. Trabalhadores.

Resumo

Os Distúrbios Osteomusculares da coluna lombar atingem níveis elevados na população em geral. A dor lombar é uma das mais importantes causas de incapacidade, diminuindo a qualidade de vida de muitas pessoas. O Método NIOSH foi desenvolvido com o intuito de determinar a carga máxima a ser manipulada numa atividade de trabalho, sendo criada uma equação que inclui fatores como: a manipulação assimétrica de cargas, a duração da tarefa, a frequência dos levantamentos e a qualidade da pega. O objetivo desta pesquisa foi identificar o risco musculoesquelético para a coluna lombar nas atividades laborativas do setor de empacotamento da indústria de beneficiamento de arroz. Envolve uma pesquisa transversal, censitária e descritiva, com 9 funcionários da empresa que desenvolvem atividade manual de carregamento de fardos de sacas de arroz, sendo aplicada a equação NIOSH e o Questionário de Roland Morris individualmente. Com os valores registrados chegou-se aos resultados de Limite de Peso (LP) de 1,305 Kg, ou seja, para a configuração atualmente experimentada no setor o peso deveria ser significativamente menor do que os atuais 30 Kg, em mais de 20 vezes. O limite de peso recomendado encontrado aponta como principal necessidade a melhoria da condição ergonômica desta atividade de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Trombim Chechetto, Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC

Fisioterapeuta Graduada pelo Curso de Fisioterapia na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, SC, Brasil.

Kristian Madeira, Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC

Matemático e Bioestatístico. Mestre em Educação pela UNESC. Doutor em Ciências da Saúde pelo PPGCS/UNESC. Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, SC, Brasil.

Willians Cassiano Longen, Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSCol da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC

Publicado

15-06-2016

Como Citar

Chechetto, S. T., Madeira, K., & Longen, W. C. (2016). Identificação do risco lombar no trabalho de empacotamento manual de sacas de arroz. Revista Produção Online, 16(2), 395–407. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1780

Edição

Seção

Artigos