Análise da transferência de conhecimento em projetos na indústria petroquímica

Autores

  • Marcelo Müller Beuren Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alejandro Germán Frank Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Luis Duarte Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1759

Palavras-chave:

Transferência de Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos, Indústria Petroquímica

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise da transferência de conhecimento (TC) em um ambiente de gestão de projetos operacionais da indústria petroquímica. O objetivo principal é identificar as maiores barreiras e sugerir melhorias para o incentivo à TC. Para tal, foram entrevistados todos integrantes do departamento de projetos, utilizando um questionário com perguntas fechadas. Os resultados foram analisados para a identificação das barreiras mais problemáticas e proposição de melhorias. O estudo concluiu que as maiores dificuldades estão na transferência de conhecimento tácito e entre diferentes equipes. Como principais contribuições, este trabalho apresenta uma análise em um ambiente pouco explorado e a melhoria do método adaptado para estudo da TC, através de uma matriz de relação entre o questionário fechado e as barreiras, tornando os problemas mais fáceis de serem identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Müller Beuren, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente realizar mestrado em engenharia de produção na mesma universidade. Tem experiência profissional em atividades de gestão de projetos no setor petroquímico.

Alejandro Germán Frank, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alejandro G. Frank é professor regular do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEPROT/UFRGS). Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidad Nacional de Misiones, Argentina (2007), Mestrado (2009), Doutorado (2012) e Pós-doutorado (2013) em Engenharia de Produção (com ênfase em Sistemas de Qualidade/Desenvolvimento de Produtos) pela UFRGS, Brasil. Foi pesquisador visitante do CNPq (sanduíche) no Dipartimento di Engegnaria Gestionale do Politecnico di Milano, Itália, durante o ano 2012. Obteve prêmios de pesquisa como o "Prêmio ABEPRO 2013" na categoria melhor tese de doutorado, o "2012 Latin American Management Research Fund Award" organizado pela Editora Emerald e pelo Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración (CLADEA), e o "Concurso Jovens Empreendedores" organizado pela Universidad Nacional de Misiones. Suas principais áreas de pesquisas e atuação profissional são: Desenvolvimento de Produtos, Gestão Organizacional e Gestão do Conhecimento.

José Luis Duarte Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Prof. José Luis Duarte Ribeiro possui mestrado e doutorado em Engenharia pela UFRGS (1989) e pós-doutorado pela Rutgers - The State University of New Jersey (1993). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Presidente do Conselho de Pós-Graduação da Escola de Engenharia da UFRGS, assessor ad-hoc do CNPq, MEC e CAPES, professor responsável pela área da Engenharia da Qualidade no programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, coordenador do Laboratório de Otimização de Produtos e Processos do PPGEP/UFRGS. Em sua atuação passada, foi Chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da EE/UFRGS (2009-2012), Presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção em dois mandatos consecutivos (1998-2001), Membro do Comitê Assessor da CAPES (2002-2005) e Membro do Comitê Assessor do CNPq (2010-2012). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia da Qualidade, Desenvolvimento de Produto, Confiabilidade e aplicação de métodos quantitativos na gestão da manutenção, gestão de riscos, gestão de serviços, gestão da tecnologia e gestão de competências. (10/04/2009)

Publicado

13-02-2015

Como Citar

Beuren, M. M., Frank, A. G., & Ribeiro, J. L. D. (2015). Análise da transferência de conhecimento em projetos na indústria petroquímica. Revista Produção Online, 15(1), 213–242. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1759

Edição

Seção

Artigos