<b>Estudo de caso sobre gestão tecnológica e competitividade em uma operadora de telefonia móvel brasileira</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i3.111Abstract
Cada vez mais são complexas as decisões sobre investimentos em tecnologia orientados à inovação. As incertezas quanto ao benefício das inovações ligadas à convergência digital são grandes e a pressão competitiva nos setores correlatos força as empresas a adotarem a liderança tecnológica. Neste contexto, é relevante que a tecnologia seja adequadamente gerida, para sustentar a competitividade das empresas.
Este trabalho visa, através da metodologia de estudo de caso, avaliar o alinhamento entre a estratégia empresarial e a estratégia tecnológica orientada à inovação. Para tanto, trabalha com conceitos de alinhamento entre gestão estratégica e tecnológica das empresas, propõe uma abordagem e aplica-a para um caso real. As análises aqui contidas foram realizadas baseando-se em fontes secundárias sobre operadoras brasileiras de telefonia móvel e nas informações coletadas na empresa estudada, o que possibilitou verificar a aplicabilidade e coerência da abordagem proposta, ao mesmo tempo em que identifica algumas limitações das análises realizadas.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico e Tecnológico, Avaliação da Inovação Tecnológica, Convergência Digital.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .