Avaliação da qualidade da informação em uma empresa do setor metal-mecânico

Autores

  • Guilherme Augusto Spiegel Gualazzi AFA - ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
  • Fernando Celso Campos UNIMEP - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i4.1012

Palavras-chave:

Perspectivas de Qualidade. Atributos de Qualidade. Qualidade da Informação. Solução de Problemas. Instrumento de Avaliação.

Resumo

Este trabalho apresenta a aplicação de um instrumento de avaliação da qualidade da informação com base em atributos, como acurácia, confiabilidade, apresentação, entre outros. O referido instrumento foi aplicado no intuito de avaliar e identificar informações inefetivas em um cenário específico de engenharia de uma empresa do setor metal-mecânico, sob o ponto de vista de usuários de informações técnicas. O estudo de caso teve por objetivo atestar a aplicabilidade e funcionalidade do instrumento de avaliação, o interesse das pessoas em avaliar suas informações e, finalmente, avaliar o alcance de seus resultados. O resultado desta avaliação permitiu que a empresa pesquisada traçasse um plano de ação no sentido de corrigir problemas em seus processos e incorreções identificadas nas informações, indicando que o problema foi sanado por meio de método de solução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Spiegel Gualazzi, AFA - ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), especialização em Engenharia de Software pela UNICAMP (2005), mestrado em Engenharia de Produção (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2010). É professor adjunto nível 3 da Academia da Força Aérea (AFA). Tem experiência na área de Ciências da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, software, informação, tecnologia e sistemas de informação.

Fernando Celso Campos, UNIMEP - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC-USP) (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) (1999). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Tecnologia da Informação Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação, modelagem de processos, software livre, governança de TI, cooperação em APL, manutenção industrial e gestão estratégica.

Publicado

17-11-2012

Como Citar

Gualazzi, G. A. S., & Campos, F. C. (2012). Avaliação da qualidade da informação em uma empresa do setor metal-mecânico. Revista Produção Online, 12(4), 1084–1105. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i4.1012

Edição

Seção

Artigos