Um estudo preliminar sobre as definições e as diferenças dos principais tipos de arranjos empresariais
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.993Palavras-chave:
Arranjos Empresariais. Definições. Diferenças.Resumo
Com o crescimento da competitividade e das exigências do mercado, diversas empresas têm se organizado conjuntamente com o intuito de formar parcerias, constituindo os chamados Arranjos Empresariais, a fim de que sejam alcançadas vantagens competitivas. Este artigo partiu da necessidade de analisar as definições e as diferenças dos principais tipos de Arranjos Empresariais existentes, visto que na literatura têm sido utilizadas diversas nomenclaturas e classificações, seja em função da forma como o Arranjo é gerido; o modo como está organizado; a conformidade com que os membros exercem suas atividades; a forma como ocorre o fluxo de recursos e informações; o grau de articulação e interação; a forma de organização da produção; e as estratégias adotadas. Trata-se de uma pesquisa básica, descritiva e bibliográfica, a qual buscou coletar nas fontes pertinentes, definições acerca de cada Arranjo, para cumprir o objetivo do artigo que é estudar as definições e as diferenças dos principais tipos de Arranjos Empresariais. Justifica-se o artigo pela escassez de definições uniformizadas na literatura que tornem possível a visualização das diferenças existentes entre cada um dos tipos de Arranjos, principalmente daqueles nos quais as definições mais se assemelham.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.