Diretrizes para prevenir problemas em processos de transferência de tecnologia: estudo de caso Brasil-México
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i4.985Palavras-chave:
Transferência de tecnologia. Estudo de Caso Industrial. Melhoria de processo. América Latina. Indústria de Manufatura.Resumo
A literatura apresenta análises relacionadas a um processo de transferência de tecnologia (PTT), porém, existe pouco material sobre a prevenção dos impactos desse tipo de processo. PTTs entre empresas de países desenvolvidos para países em desenvolvimento tendem a apresentar dificuldades, porém, entre países em desenvolvimento esse processo é ainda mais difícil, com pouco recurso para suportar os procedimentos envolvidos. Esse artigo propõe um conjunto de diretrizes preventivas para minimizar os problemas resultantes de um PTT entre empresas industriais da América Latina. Para isso, é feito um levantamento bibliográfico sobre os PTTs entre indústrias, visando identificar as variáveis que influenciam esse tipo de processo. Com o objetivo de focar na América Latina e identificar os fatores de impacto nesse tipo de PTT, o trabalho apresenta um estudo de caso onde ocorre a transferência de tecnologia de uma empresa brasileira para uma filial situada no México. Posteriormente, utiliza esse mesmo caso para simular a aplicação das diretrizes propostas, com o objetivo de testá-las. O trabalho contribui com onze diretrizes que visam minimizar 14 variáveis, identificadas como impactantes em um PTT. Após a aplicação dessas diretrizes, constatou-se que a indústria poderia ter reduzido os seus gastos e atendido melhor o cliente local, se esta tivesse utilizado essas diretrizes antes de iniciar esse PTT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.