Avaliação de desempenho da cadeia de suprimentos balizada por critérios de competitividade empresarial

Autores

  • Diego Vinícius Souza de Souza UFRGS
  • Francisco José Kliemann Neto UFRGS
  • Michel José Anzanello UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.976

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho empresarial, Gestão da cadeia de suprimentos, Indicadores de desempenho, Sistemas de produção

Resumo

A competição de mercado faz com que as empresas busquem eficiência não somente dentro de seus limites físicos, mas em todos os elos da cadeia produtiva em que estão inseridas. A medição de desempenho da cadeia demanda indicadores integrados e que priorizem a avaliação conjunta do sistema em detrimento à análise de um processo específico. Este artigo propõe uma sistemática fundamentada em indicadores de competitividade empresarial para avaliar o desempenho de cadeias de suprimentos. Os diversos indicadores são agrupados em subgrupos associados a critérios de competitividade, e então hierarquizados através do método Analytic Hierarchy Process (AHP). Um índice geral de desempenho da cadeia é então gerado através da Função Preferência. A sistemática proposta viabiliza uma análise crítica de desempenho sob a ótica agregada e desagregada. A metodologia é ilustrada através de um estudo de caso em quatro empresas de logística do setor siderúrgico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel José Anzanello, UFRGS

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Engenharia Industrial e de Sistemas pela Rutgers-The State University of New Jersey (2009). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como editor do periódico Produto & Produção (UFRGS) e como revisor dos periódicos Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems, International Journal of Production Research, Production Planning & Control, Gestão e Produção (UFSCar), Produção (USP) e Produto & Produção, entre outros. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em planejamento, projeto e controle de sistemas de produção, controle multivariado de processo e análise por curvas de aprendizado. Sua pesquisa vem sendo publicada nos periódicos Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems, Food Quality & Preference, International Journal of Production Research, Production Planning and Control, Revista Produção e Gestão & Produção, entre outros.

Publicado

30-08-2012

Como Citar

de Souza, D. V. S., Kliemann Neto, F. J., & Anzanello, M. J. (2012). Avaliação de desempenho da cadeia de suprimentos balizada por critérios de competitividade empresarial. Revista Produção Online, 12(3), 756–778. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.976

Edição

Seção

Artigos