Sustentabilidade e vantagem competitiva estratégica: um estudo exploratório e bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.975Palavras-chave:
Sustentabilidade. Estratégia. Vantagem Competitiva. Bibliometria.Resumo
O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica a fim de entender o estado da arte da produção acadêmica que relaciona sustentabilidade com estratégia e vantagem competitiva. Para isso, o artigo busca identificar o que foi produzido, publicado e gerado de conhecimento pela comunidade científica relacionada ao tema, além de analisar suas principais tendências, através de uma análise quantitativa da evolução da produção científica sobre os temas, veículos de publicação, centros de pesquisa, principais pesquisadores e redes de estudo. Inicialmente foi construída uma árvore de palavras-chave com o intuito de pesquisar nos motores de busca publicações sobre o tema e posteriormente, fazer o tratamento e análise dos dados com o apoio dos softwares EndNotes®, RefViz® e Excel®. Através da pesquisa, constatou-se que houve um aumento recente das publicações sobre o tema deste artigo, principalmente a partir do ano 2000, sendo que as áreas da ciência que mais publicaram sobre o assunto são as representadas pelo Triple Bottom Line (ambiental, social e econômica), destacando-se que a sustentabilidade está tendo atualmente um viés muito mais proativo ao invés de reativo. Além disso, foi também possível identificar que os países que possuem os melhores índices de desenvolvimento, tal qual o IDH e o índice GINI, são os pioneiros na publicação deste tema.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.