Análise e avaliação do equity-premium puzzle no mercado acionário brasileiro usando função de utilidade recursiva

Autores

  • Carlos Patricio Samanez DEI/PUC-RIO
  • Robson Cabral dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.965

Palavras-chave:

Informação e eficiência de mercado. Prêmio de risco. Estrutura acionária.

Resumo

O Equity-Premium Puzzle (EPP) tem sido muito estudado desde a publicação do trabalho de Mehra e Prescott (1985), em que o valor do prêmio de risco no mercado acionário Norte-Americano não pode ser verificado no contexto dos paradigmas de economia e finanças conhecidos. Posteriormente, Weil (1989) usou uma função de utilidade recursiva do tipo Kreps-Porteus, não melhorando os resultados, contudo, chamou a atenção para o que passou a ser conhecido como Risk-Free-Rate Puzzle (RFRP). O presente trabalho aplicou o modelo de Weil aos dados do mercado brasileiro no período 1990 – 2005, com o objetivo de fazer uma nova avaliação do EPP para o caso brasileiro usando função de utilidade recursiva. Ao contrário do caso norte-americano, os resultados encontrados foram satisfatórios, ficando constatado que nesse período o modelo que melhor se ajustou ao caso brasileiro foi aquele com utilidade recursiva e processo de dotação Markoviana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Patricio Samanez, DEI/PUC-RIO

Possui graduação em Engenharia Industrial, mestrado em ciências na área de Engenharia de Produção  e doutorado em Administração _Finanças e Economia de Empresas. Atualmente é professor  do quadro permanente do Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, lecionando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. É professor adjunto da Faculdade de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É autor dos livros: 'Matemática Financeira 5a-Ed.", "Gestão de Investimentos e Geração de Valor" e "Engenharia Econômica" editados pela Pearson-Prentice-Hall. Atua como consultor de empresas na área de gestão financeira e de análise e avaliação de projetos(CENPES-Petrobras).

Publicado

13-08-2012

Como Citar

Samanez, C. P., & Santos, R. C. dos. (2012). Análise e avaliação do equity-premium puzzle no mercado acionário brasileiro usando função de utilidade recursiva. Revista Produção Online, 12(3), 682–702. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.965

Edição

Seção

Artigos