Percepção dos consumidores: atributos considerados importantes nas embalagens
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.962Palavras-chave:
Embalagens. Análise fatorial. Consumidor. Marca. Comunicação.Resumo
A embalagem vem sendo considerada o maior veículo de venda e de construção da marca e identidade do produto, uma vez que é o primeiro contato do consumidor com aquela mercadoria, sendo fundamental para a escolha e a compra do produto. Nesse sentido, a embalagem é o vendedor silencioso, pois cabe a ela atrair a atenção, provocar o interesse e o desejo, mostrar a qualidade do produto e fechar a venda em segundos. A embalagem contribuiu na comunicação das empresas com os consumidores; fornece proteção, armazenagem e conveniência, à medida que os produtos se movimentam na cadeia de valor. Pensando nisso, o produto não pode ser planejado separado da embalagem, e esta não deve ser definida apenas com base em engenharia, marketing, comunicação ou economia. O conceito de embalagem se ampliou e ganhou status de produto; a embalagem é capaz de comunicar uma mesma linguagem de conveniência onde quer que ela vá. Hoje, as indústrias de embalagens estão aproveitando esta oportunidade de diferenciação de seus produtos por meio das embalagens, percebendo que não basta a embalagem ser bonita, inviolável ou preservar o sabor e frescor dos alimentos. Dentro desse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar, na percepção dos consumidores, os atributos mais importantes com relação à embalagem dos produtos no momento da compra. Para tanto, os dados obtidos na pesquisa foram tratados por meio do software Statistica 8.0 e o SPSS 16 (Statistical Package Social Sciences).
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