PROPOSTA DE INDICADORES PARA SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i1.95Resumo
A inteligência competitiva está vinculada à administração, utilização e disseminação da informação para atingir os objetivos estratégicos e táticos da organização. O artigo objetiva apresentar uma proposta de indicadores para um sistema de inteligência competitiva em instituição de ensino superior. Realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem predominantemente qualitativa, por meio de um estudo de caso centrado em uma instituição de ensino superior. Na coleta de dados optou-se pela técnica de entrevista semi-estruturada aplicada à Pró-reitora de Ensino da instituição para identificar a infra-estrutura existente e as atividades institucionais objeto de pesquisa. Para interpretação dos dados, utilizou-se da análise de conteúdo. O estudo resulta em um conjunto de indicadores para monitoramento dos clientes, concorrentes, fornecedores e órgãos reguladores segmentados nos níveis estratégico, pedagógico e administrativo, os quais podem ser utilizados para acompanhar ações planejadas e executadas ao longo do tempo. A pesquisa representa sugestões iniciais para que cada instituição possa criar seus próprios indicadores, de acordo com suas necessidades informacionais e realidade local. Palavras-chave: Inteligência competitiva. Indicadores. Instituição de ensino superior.Downloads
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