Uso de água tratada por osmose reversa para a Geração de vapor em indústria de tabaco
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.941Palavras-chave:
Osmose reversa. Caldeira. Meio ambiente. Tratamento de água.Resumo
Este artigo apresenta um estudo decorrente do emprego da técnica de Osmose Reversa para o tratamento da água da caldeira para geração de vapor em uma usina de beneficiamento de fumos da região norte de Santa Catarina. O monitoramento foi realizado entre os anos de 2006 a 2008, apresentando os resultados referentes à melhoria da qualidade da água com ênfase aos ganhos ambientais e financeiros. A qualidade da água pode ser observada pela redução em 90% no teor de sílica e 100% na dureza, levando à diminuição da incrustação e da corrosão do sistema. Além disso, houve uma redução do volume de descargas, o que reduziu o consumo de água em aproximadamente 6.000 m3/ano e o consumo de produtos químicos utilizados na estação de tratamento de efluentes, com uma redução de 32,76 m3/dia de efluentes para tratamento. A redução da energia com gás natural para aquecimento da água de reposição foi de quase 900.000 m3/ano (19,45%), uma vez que houve aumento da eficiência de troca térmica, diminuindo, também, a emissão de CO2 na ordem de 1.215,65 t/ano. Por fim, com base nos resultados obtidos, infere-se que foi alcançada diminuição nos custos de produção como um todo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.