ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM: UMA ANÁLISE DA RESSONÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i1.94Resumo
Nas últimas décadas, vem ocorrendo uma importante revolução na área da tecnologia médica, em particular nos equipamentos de diagnóstico por imagem. O presente artigo concentra-se na análise e compreensão das estratégias empregadas na produção desses equipamentos, com enfoque específico na produção de equipamentos de Ressonância Magnética, pela importância de se dispor de dados e informações principalmente em países como o Brasil que, apesar de ainda não apresentarem produção nacional, fazem uso de toda essa tecnologia e necessitam preparar recursos humanos não só para a sua própria utilização, mas também para o desenvolvimento e produção de componentes e periféricos específicos. Além disso, é importante que se discuta a melhor estratégia produtiva a ser aplicada nesses países para implantar uma indústria nacional. A metodologia empregada no estudo que deu origem ao artigo, envolve dois estudos de casos realizados em empresas produtoras de equipamentos de imagem – Philips Medical Systems (Holanda) e Siemens Medical (Alemanha). Foi possível identificar estratégias produtivas opostas aplicadas nessas empresas, analisando-se suas características gerais, vantagens e desvantagens. Palavras-chave: Estratégia de produção, integração vertical, desverticalização, ressonância magnética, equipamentos de diagnóstico por imagem.Downloads
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