Avançando na implantação da logística interna lean: dificuldades e resultados alcançados no caso de uma empresa montadora de veículos
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.932Palavras-chave:
Logística interna. Produção enxuta. Abastecimento de materiais. Movimentação de materiais.Resumo
O objetivo da Produção Enxuta (PE) é produzir mais com menos recursos, dentre eles, menos pessoas, espaço, tempo e estoques. Desta forma, a redução de recursos disponíveis no sistema produtivo aumenta as exigências de qualidade e flexibilidade na logística interna de materiais. A literatura apresenta uma escassez de trabalhos sobre o tema e estes se baseiam apenas nos primeiros passos da implantação da logística de abastecimento enxuta. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a logística interna de abastecimento em uma planta industrial que já utiliza práticas de PE, propor e acompanhar a implantação de melhorias no processo. O método utilizado foi uma pesquisa-ação que adaptou o guia de Harris et al. (2004) para que fosse realizado em uma empresa já madura no uso do sistema de PE. Como resultado, o método permitiu um entendimento do processo de forma sistêmica, a identificação e solução de problemas antes da implantação das novas rotas de abastecimento. Ainda, em termos práticos para a empresa, o trabalho trouxe uma série de melhorias nos processos, a redução nos custos diretos da logística de abastecimento e melhoria no balanceamento da carga de trabalho das rotas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.