A gestão de pessoas contribuindo com o programa seis sigma: multi-casos de empresas instaladas no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.912Palavras-chave:
Seis Sigma, Gestão de Pessoas, Rio Grande do SulResumo
O mundo passa por rápidas mudanças e as empresas buscam alternativas para melhorar seus produtos e processos e manter sua competitividade. Uma destas alternativas é a implantação de programas de gestão da qualidade, que combinem fatores humanos e técnicos. Agregando ferramentas e metodologia bem definida, o Seis Sigma ganhou evidência nos últimos anos. Porém, todo programa de gestão da qualidade precisa de gerenciamento. Sendo assim, este trabalho se propõe a classificar as atribuições da gestão de pessoas estudadas com o objetivo de contribuir na resolução das dificuldades que podem ser encontradas quando da implantação e manutenção de programas Seis Sigma. Para realizar este trabalho foram contatadas empresas instaladas no Rio Grande do Sul que utilizam o Seis Sigma e aplicado um questionário para classificar a contribuição da Gestão de Pessoas na obtenção de sucesso do programa. Com o uso de ferramentas como estatística descritiva, análise de conteúdo, tabelas de relacionamento e análises qualitativas foi possível evidenciar a existência das dificuldades potenciais do Seis Sigma listadas na literatura e a influência que algumas atribuições da Gestão de Pessoas podem ter para solucionar estas dificuldades. O resultado da pesquisa apontou que, nas empresas participantes da pesquisa, a Liderança participativa e comprometida com o programa e a Comunicação clara e objetiva dos objetivos e metas são as duas atribuições da Gestão de Pessoas, dentre as estudadas, com maior contribuição para solucionar as dificuldades que podem ser encontradas no Seis Sigma
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.