O transporte por cabotagem no Brasil - potencialidade para a intermodalidade visando a melhoria do fluxo logístico

Autores

  • Delmo Alves Moura
  • Rui Carlos Botter Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.897

Palavras-chave:

Cabotagem. Intermodalidade. Competitividade. Sistema Logístico. Custos.

Resumo

Este trabalho descreve os aspectos relacionados com o sistema de cabotagem no Brasil (transporte marítimo costeiro), seus principais agentes, os fatores relacionados com a intermodalidade (transportes rodoviário, ferroviário, fluvial etc.), que corroboram para aumentar a competitividade logística e a eficiência do sistema de transporte, num país de dimensão continental.O escopo do estudo é a revisão bibliográfica sobre o tópico cabotagem, analisá-lo no âmbito do cenário nacional e como este sistema está implantado em alguns países visando a intermodalidade. O cerne do estudo também está na análise da legislação vigente, que define os parâmetros para o sistema de transporte via cabotagem. O resultado do estudo mostra que é essencial a integração entre os sistemas de transportes no território doméstico e que a cabotagem possui um papel essencial no Brasil, além de poder contribuir para o segmento da construção naval brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delmo Alves Moura

Engenharia de Gestão - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC. Área de Pesquisa: Sistema Logístico - transporte marítimo, hidroviário, fluvial, rodoviário, ferroviário etc. Sistema de Produção e Operações: Indústria marítima brasileira (construção naval, construção náutica, construção de plataforma/FPSO e reparo naval). Cadeia de suprimentos da indústria automobilística nacional.

Publicado

12-06-2011

Como Citar

Moura, D. A., & Botter, R. C. (2011). O transporte por cabotagem no Brasil - potencialidade para a intermodalidade visando a melhoria do fluxo logístico. Revista Produção Online, 11(2), 595–617. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.897

Edição

Seção

Artigos