Gestão de desempenho na cadeia de suprimentos interna de uma companhia de equipamentos para refrigeração

Autores

  • Emílio Della Bruna Junior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.890

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho. Gestão da Cadeia de Suprimentos. MCDA-C.Decisão, Multicritério.

Resumo

As cadeias de suprimentos constituem ambientes gerenciais complexos, conflituosos, incertos e onde as melhores alternativas usualmente não são previamente conhecidas, necessitam ser construídas a partir dos objetivos estabelecidos pelo gestor. Por isso, seus decisores têm recorrido a instrumentos de gestão que lhes permitam expandir seu entendimento para identificar quais os objetivos que melhor representem seus valores para o contexto que se propõem gerenciar. Com isto em mente, o presente artigo busca desenvolver um modelo de Avaliação de Desempenho para as operações da cadeia de suprimentos interna de uma fabricante de equipamentos para refrigeração. O estudo faz uso de uma abordagem quali-quantitativa aplicada em forma exploratória a um Estudo de Caso. A coleta de dados é feita por meio de entrevistas abertas com o Vice-Presidente de Operações da companhia e complementada por pesquisa documental e conversas com especialistas indicados pelo decisor. O instrumento de intervenção utilizado é a metodologia MCDA-C, por permitir a expansão do conhecimento no decisor acerca das conseqüências de suas decisões nos aspectos que ele julga críticos para o sucesso da companhia. Entre os resultados do estudo está a identificação dos objetivos que segundo a percepção do decisor devem nortear o processo de busca das alternativas, assim como a sua organização, mensuração ordinal e cardinal e integração. Além disso, destacam-se o diagnóstico da situação atual e a elaboração de ações de aperfeiçoamento, onde se avaliam os efeitos da implementação da Filosofia Enxuta e de um Sistema de Planejamento Avançado na organização. As principais contribuições do artigo residem na proposição de melhorias em lacunas ainda pouco desenvolvidas na Avaliação de Desempenho da Cadeia de Suprimentos e também na sua apresentação de cunho prático da MCDA-C.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emílio Della Bruna Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2007, atua há 3 anos como profissional na área de Supply Chain Management. No momento, está cursando mestrado na área de Inteligência Organizacional do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC.

Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor, PhD

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora, Dra.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Publicado

16-05-2013

Como Citar

Della Bruna Junior, E., Ensslin, L., & Ensslin, S. R. (2013). Gestão de desempenho na cadeia de suprimentos interna de uma companhia de equipamentos para refrigeração. Revista Produção Online, 13(3), 785–813. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.890

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.