Gestão de desempenho na cadeia de suprimentos interna de uma companhia de equipamentos para refrigeração
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.890Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho. Gestão da Cadeia de Suprimentos. MCDA-C.Decisão, Multicritério.Resumo
As cadeias de suprimentos constituem ambientes gerenciais complexos, conflituosos, incertos e onde as melhores alternativas usualmente não são previamente conhecidas, necessitam ser construídas a partir dos objetivos estabelecidos pelo gestor. Por isso, seus decisores têm recorrido a instrumentos de gestão que lhes permitam expandir seu entendimento para identificar quais os objetivos que melhor representem seus valores para o contexto que se propõem gerenciar. Com isto em mente, o presente artigo busca desenvolver um modelo de Avaliação de Desempenho para as operações da cadeia de suprimentos interna de uma fabricante de equipamentos para refrigeração. O estudo faz uso de uma abordagem quali-quantitativa aplicada em forma exploratória a um Estudo de Caso. A coleta de dados é feita por meio de entrevistas abertas com o Vice-Presidente de Operações da companhia e complementada por pesquisa documental e conversas com especialistas indicados pelo decisor. O instrumento de intervenção utilizado é a metodologia MCDA-C, por permitir a expansão do conhecimento no decisor acerca das conseqüências de suas decisões nos aspectos que ele julga críticos para o sucesso da companhia. Entre os resultados do estudo está a identificação dos objetivos que segundo a percepção do decisor devem nortear o processo de busca das alternativas, assim como a sua organização, mensuração ordinal e cardinal e integração. Além disso, destacam-se o diagnóstico da situação atual e a elaboração de ações de aperfeiçoamento, onde se avaliam os efeitos da implementação da Filosofia Enxuta e de um Sistema de Planejamento Avançado na organização. As principais contribuições do artigo residem na proposição de melhorias em lacunas ainda pouco desenvolvidas na Avaliação de Desempenho da Cadeia de Suprimentos e também na sua apresentação de cunho prático da MCDA-C.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.