Política de segurança da informação: contribuições do endomarketing para sua efetividade

Autores

  • Cristiane Ellwanger Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Raul Ceretta Nunes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Rudimar Antunes da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Maria Angélica Figueiredo Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.887

Palavras-chave:

Segurança da Informação. Política de Segurança da Informação. Endomarketing. Recursos Humanos

Resumo

Proteger os recursos de informação tornou-se um grande desafio às organizações devido ao avanço das tecnologias de informação, a integração entre essas tecnologias e o fluxo constante de informações que trafegam através de redes de comunicação. O estabelecimento de uma Política de Segurança da Informação – PSI pode resolver parte dos problemas relacionados à segurança, mas não pode resolvê-los integralmente, pois os recursos humanos, presentes no ambiente interno das organizações, podem comprometer a efetividade de uma PSI. Dada a relevância dos aspectos humanos no contexto da segurança da informação, o presente artigo explora a utilização de endomarketing (marketing interno) como estratégia de gestão, no intuito de se obter ou resgatar o  comprometimento dos usuários para com os pressupostos definidos na política de segurança da informação, e demonstra, através de uma pesquisa experimental, o impacto da utilização de técnicas de endomarketing para a efetividade da política. Os resultados advindos da realização do experimento evidenciam quantitativamente o quão relevante pode ser a utilização dessas técnicas para que os procedimentos descritos na PSI sejam realmente executados pelos usuários e demonstram um aumento de 402,4% na adesão à política de segurança da informação,  considerando os procedimentos indicados pela PSI e que foram totalmente executados.

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Biografia do Autor

Cristiane Ellwanger, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora do Departamento de Ciência da Computação/Sistemas de Informação/URI. Professora do Departamento de Tecnologia/ Ciência da Computação/ UNIJUI. Mestre em Engenharia de Produção/UFSM

 

 

Raul Ceretta Nunes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor do Departamento de Eletrônica e Computação/Centro de Tecnologia/UFSM. Mestre e Doutor em Ciência da Computação/UFRGS.

 

Rudimar Antunes da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Mestre em Administração/UFSC e Doutor em Engenharia de Produção /UFSC.

 

 

Maria Angélica Figueiredo Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora do Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, RS. Mestre em Engenharia de Produção/UFSM

 

Publicado

13-06-2012

Como Citar

Ellwanger, C., Nunes, R. C., Rocha, R. A. da, & Oliveira, M. A. F. (2012). Política de segurança da informação: contribuições do endomarketing para sua efetividade. Revista Produção Online, 12(2), 402–422. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.887

Edição

Seção

Artigos