Política de segurança da informação: contribuições do endomarketing para sua efetividade

Cristiane Ellwanger, Raul Ceretta Nunes, Rudimar Antunes da Rocha, Maria Angélica Figueiredo Oliveira

Resumo


Proteger os recursos de informação tornou-se um grande desafio às organizações devido ao avanço das tecnologias de informação, a integração entre essas tecnologias e o fluxo constante de informações que trafegam através de redes de comunicação. O estabelecimento de uma Política de Segurança da Informação – PSI pode resolver parte dos problemas relacionados à segurança, mas não pode resolvê-los integralmente, pois os recursos humanos, presentes no ambiente interno das organizações, podem comprometer a efetividade de uma PSI. Dada a relevância dos aspectos humanos no contexto da segurança da informação, o presente artigo explora a utilização de endomarketing (marketing interno) como estratégia de gestão, no intuito de se obter ou resgatar o  comprometimento dos usuários para com os pressupostos definidos na política de segurança da informação, e demonstra, através de uma pesquisa experimental, o impacto da utilização de técnicas de endomarketing para a efetividade da política. Os resultados advindos da realização do experimento evidenciam quantitativamente o quão relevante pode ser a utilização dessas técnicas para que os procedimentos descritos na PSI sejam realmente executados pelos usuários e demonstram um aumento de 402,4% na adesão à política de segurança da informação,  considerando os procedimentos indicados pela PSI e que foram totalmente executados.


Palavras-chave


Segurança da Informação. Política de Segurança da Informação. Endomarketing. Recursos Humanos

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.887

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