Política de segurança da informação: contribuições do endomarketing para sua efetividade
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.887Palavras-chave:
Segurança da Informação. Política de Segurança da Informação. Endomarketing. Recursos HumanosResumo
Proteger os recursos de informação tornou-se um grande desafio às organizações devido ao avanço das tecnologias de informação, a integração entre essas tecnologias e o fluxo constante de informações que trafegam através de redes de comunicação. O estabelecimento de uma Política de Segurança da Informação – PSI pode resolver parte dos problemas relacionados à segurança, mas não pode resolvê-los integralmente, pois os recursos humanos, presentes no ambiente interno das organizações, podem comprometer a efetividade de uma PSI. Dada a relevância dos aspectos humanos no contexto da segurança da informação, o presente artigo explora a utilização de endomarketing (marketing interno) como estratégia de gestão, no intuito de se obter ou resgatar o comprometimento dos usuários para com os pressupostos definidos na política de segurança da informação, e demonstra, através de uma pesquisa experimental, o impacto da utilização de técnicas de endomarketing para a efetividade da política. Os resultados advindos da realização do experimento evidenciam quantitativamente o quão relevante pode ser a utilização dessas técnicas para que os procedimentos descritos na PSI sejam realmente executados pelos usuários e demonstram um aumento de 402,4% na adesão à política de segurança da informação, considerando os procedimentos indicados pela PSI e que foram totalmente executados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.