Avaliação da eficiência energética em edificações e sua relação com os materiais construtivos empregados
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i1.873Palavras-chave:
Conforto térmico. Graus-dia. Eficiência energética. Consumo energético. Materiais construtivos.Resumo
Este trabalho baseou-se em pesquisa anterior de Pasa e Braghini (2010), onde se avaliou a eficiência energética de edificações unifamiliares para as capitais da região Sul do Brasil. Desta vez, optou-se por tomar a residência que apresentou melhor eficiência como padrão e fazer o teste com quatro configurações diferentes de materiais construtivos. Utilizou-se o método Graus-Dia para a simulação da quantidade de energia requerida para resfriamento e aquecimento na residência, para cada uma das configurações, para a cidade de Curitiba. Pode-se observar que o material construtivo adotado influenciou no resultado final.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.