Análise por agrupamento de fatores de desempenho de empresas de base tecnológica em incubadoras: estudo das incubadoras do Estado de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i1.868Palavras-chave:
Incubadoras, Empresa de base tecnológica, Fatores de desempenho, Avaliação, Estudo de caso múltiplo.Resumo
O estudo tem por objetivo avaliar a capacidade de superação de dificuldades de empresas de base tecnológica em incubadoras, visando à proposição de ações de melhorias e desempenho por agrupamentos, utilizando como referência as incubadoras do Estado de Santa Catarina. A metodologia utilizada privilegia o enfoque qualitativo. A pesquisa caracteriza-se por ser do tipo descritivo-exploratório, realizada sob a forma de estudo multicaso. A entrevista constitui o principal instrumento de coleta de dados. Foram utilizadas amostras intencionais para selecionar os sujeitos desta investigação. Para apresentação e análise do conjunto de dados e interpretação dos relatos verbais, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e a técnica de triangulação para discussão dos resultados. Os resultados da pesquisa permitiram identificar as dificuldades de empresas residentes em incubadora e sua relevância na superação das dificuldades com base em quatro agrupamentos: nas restrições financeiras, de gestão, de produção e de comercialização propondo elementos que permitam ações de melhoria. Além disso, a pesquisa contribui para a prática gerencial ao propor um conjunto de ações de melhorias a serem adotadas pelas empresas e também pelas incubadoras de modo a melhorar seus fatores de desempenho e avaliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.