Avaliação de desempenho: processo de revisão sistêmica de literatura internacional

Autores

  • Fabricia Silva da Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA E UNIVERSITAD DE VALENCIA
  • Sandra Rolim Ensslin UFSC
  • Leonardo Ensslin UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.806

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho. Processo Estruturado de Revisão de Literatura. Revisão Sistêmica.

Resumo

Avaliação de Desempenho pode ser utilizada em diversos contextos para avaliar pessoas e organizações com o objetivo de auxiliar em processos decisórios, sendo amplamente difundida no meio científico. Contudo, considera-se importante verificar como o assunto é estudado. Nesse contexto, surge a pergunta de pesquisa que orienta esta investigação: “Quais são os critérios que devem ser considerados em um processo estruturado que pretende identificar o referencial teórico com validade científica e promover revisão sistêmica que permita identificar potencialidades e oportunidades dos modelos de Avaliação de Desempenho?” Assim, objetiva-se identificar as potencialidades e oportunidades de uma amostra de artigos. Para isso, utiliza-se um processo estruturado de revisão de literatura que abrange três etapas: (i) seleção de artigos, (ii) análise bibliométrica dos artigos selecionados e (iii) revisão sistêmica. Com base nesses resultados, se verifica as oportunidades para promover aperfeiçoamento nos processos de Avaliação de Desempenho e sugere aplicação de modelo de Apoio à Decisão sobre contextos singulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricia Silva da Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA E UNIVERSITAD DE VALENCIA

Doutoranda do Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, e Doutorado Sanduíche em Contabilidade pela Univesitat de Valencia - Espanha.

Bolsista do CNPq

Sandra Rolim Ensslin, UFSC

Doutora e professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, professora do Programa de Pós-graduação em Contabilidade.

Leonardo Ensslin, UFSC

PhD em Engenharia, professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e do Programa de Pós-graduação em Contabilidade, e coordenador do Laboratório da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – LabMCDA/UFSC.

Publicado

02-03-2013

Como Citar

Rosa, F. S. da, Ensslin, S. R., & Ensslin, L. (2013). Avaliação de desempenho: processo de revisão sistêmica de literatura internacional. Revista Produção Online, 13(2), 390–416. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.806

Edição

Seção

Artigos