Modelo multicritério para apoiar decisões relacionadas ao desempenho da área de mercado de uma empresa de informática
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.795Palavras-chave:
Mercado. Apoio à Decisão. Avaliação de Desempenho. MCDA-C. Intangíveis.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo construir um modelo de Avaliação de Desempenho para a área de mercado da empresa Seprol Computadores e Sistemas Ltda. Sendo assim, escolheu-se a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) para (i) estruturar e construir conhecimento sobre os objetivos a serem considerados no modelo; (ii) avaliar os objetivos por meio de escalas ordinais e cardinais; e, (iii) sugerir ações de aperfeiçoamento. A pesquisa caracteriza-se como (i) exploratória; (ii) estudo de caso; e, (iii) qualitativa e quantitativa. Os principais resultados da pesquisa foram: (i) identificação de quatro grandes dimensões que respondem pelo desempenho da empresa em relação ao mercado (imagem, clientes, fornecedores e estratégias); (ii) construção de 21 indicadores para avaliar o desempenho das quatro dimensões; (iii) procedimento da avaliação da situação atual da empresa em relação ao mercado, a qual totalizou 62 pontos, em uma escala em que “100” representa o nível bom e “0” representa o nível neutro; (iv) elaboração de recomendações de melhoria, sendo que, se forem implantadas com sucesso, elevará o desempenho da empresa para 76 pontos. Conclui-se que a metodologia MCDA-C cumpriu o papel de avaliar os aspectos intangíveis relacionadas à área de mercado da empresa estudada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.