O uso de sistemas de gestão de aprendizagem (SGA) em ensino presencial: aplicação de uma proposta via pesquisa ação
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i2.792Palavras-chave:
Aprendizado híbrido. Ensino à distância. Sistemas de gestão de aprendizadoResumo
A utilização da informática e suas ferramentas tiveram um aumento expressivo nesta última década, principalmente pela grande redução de preços dos computadores e pela difusão de tecnologias de informação e comunicação que se tornaram parte do nosso cotidiano. Apesar dessa realidade, o ensino, na maior parte das instituições, ainda segue um padrão tradicional, onde o professor é a fonte principal de transmissão de conhecimento, de maneira presencial. A Educação à Distância (EAD), utilizando-se de Sistemas de Gestão de Aprendizado (SGA), é uma metodologia que está cada vez mais sendo utilizada na educação não-presencial e também de maneira mista, como facilitadores do processo de aprendizado presencial. Este artigo trata do uso desta metodologia de ensino combinada, conhecido como B-Learning ou Aprendizado Híbrido, através de pesquisa ação realizada em duas IES. Observaram-se as ferramentas tecnológicas envolvidas nesta metodologia de ensino, antes da sua utilização e após seu uso, através de questionários e logs de acessos de professores e alunos. Os resultados obtidos demonstraram as vantagens e desvantagens encontradas nesta combinação, além de peculiaridades relacionadas ao uso de cada ferramenta e os benefícios trazidos na sua utilização.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.