Os processos de aprendizagem organizacional e a inovação: um estudo de caso longitudinal (1986-1995) em uma empresa do setor petrolífero brasileiro

José Antônio Valle Antunes Júnior, Ivan de Pellegrin, Rodrigo Pinto Leis, Marco Zimmer, Guilherme Luís Roehe Vaccaro, Daniel Pacheco Lacerda

Resumo


A inovação é um dos fatores importantes para as empresas. No presente estudo, verificou-se como ocorrem os processos de aprendizagem organizacional voltados à inovação em uma empresa da indústria petrolífera. O método de trabalho utilizado foi o Estudo de Caso. Para a realização da pesquisa, que teve caráter exploratório, foram realizadas entrevistas com profissionais ligados a história da empresa. Os relatos a respeito dos processos de inovação foram descritos por meio de análise de conteúdo e, após, relacionados com a tipologia de inovação proposta por Schumpeter (1942), com os tipos de aprendizagem de Malerba (1992), com os modos de aprendizagem single e double loop de Argyris e Schön (1978), com as formas de conversão de conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997) e com os espaços de criação do conhecimento de Nonaka et al. (1998, 2000). Os resultados da pesquisa indicam que inovações radicais, de modo geral, demandam uma gama maior de estilos de aprendizagem, em comparação com inovações incrementais. A internalização e a socialização tendem a predominar em inovações radicais. Já a externalização e combinação são mais freqüentes nas inovações incrementais. Finalmente, os resultados apontam para o fato de que as aprendizagens do tipo single loop são relacionadas mais diretamente a inovações incrementais, ao passo que as de double loop são mais encontradas em inovações radicais.


Palavras-chave


Inovação. Aprendizagem Organizacional. Criação de Conhecimento. Indústria Petrolífera.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.774

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