O ciclo da produção de inteligência como apoio à estratégia de tomada de decisão organizacional

Ismael Cristofer Baierle, Rejane Frozza, Elpidio Oscar Benitez Nara, Liane Mahlmann Kipper

Resumo


Muitos autores afirmam que para enfrentar mudanças aceleradas no ambiente produtivo e social e, principalmente, para responder com agilidade às demandas dos clientes e/ou usuários de uma organização, são necessárias informações e seu gerenciamento. Processos de tomada de decisão ainda levam em conta apenas experiências passadas, sendo que este modelo não atende mais aos preceitos do mundo corporativo atual, visto a velocidade com que o mercado e a concorrência estão na busca de aperfeiçoamento. Centrado nos conceitos de Inteligência Competitiva e Inteligência Artificial, este artigo tem como objetivo mostrar a importância do tratamento das informações, focando os processos de tomadas de decisões, e apresentar um modelo para sua organização e armazenamento. As conclusões apontam para a utilização de sistemas inteligentes, contribuindo na melhoria do processo de tomada de decisão e objetivando obter respostas com alto padrão de qualidade referente às demandas do mercado.


Palavras-chave


Inteligência Competitiva, Inteligência Artificial, Informações, Sistemas Inteligentes, Tomada de Decisões

Texto completo:

PDF ♪AUDIO♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i4.743

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com