Proposta de arquitetura para o uso de QR code na gestão da cadeia de suprimentos
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i1.738Palavras-chave:
QR Code, Tagging, Supply chain management, System architecture, UML.Resumo
Rastreabilidade e visibilidade na cadeia de suprimentos são preocupações centrais para muitas empresas. A Identificação por Radiofrequência (Radio-Frequency Identification – RFID) é uma tecnologia que permite a identificação de objetos de uma forma totalmente automatizada por meio de ondas de rádio. Todavia, esta tecnologia possui aceitação limitada e custos elevados. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de projetar uma solução de controle e rastreamento na cadeia de suprimentos, utilizando o código de resposta rápida (QR Code) como uma alternativa menos complexa e com boa relação custo-benefício para a etiqueta RFID no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Uma primeira proposta de arquitetura, usando software de código aberto, é apresentada como uma prova de conceito. A arquitetura do sistema exposta tem a finalidade de propiciar a geração de etiquetas, a aquisição e pré-processamento de imagens, e inventário e rastreamento de produtos. Um sistema protótipo para a identificação de etiquetas foi desenvolvido e discutido ao final do artigo para demonstrar a viabilidade de uma possível implantação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.